Queijos Artesanais

Conheça nossa variedade escolhendo pelo tipo de leite, selecione abaixo.

Tipo Feta - 280g

Código Interno: 0151

Feta
Feta

Por: R$49,70

Sem estoque

ATENÇÃO: Produto vendido por unidade mas cobrado por quilo. O valor acima representa o preço médio de uma peça.

De origem grega, o Feta é um queijo de leite de cabra produzido em diversas regiões da Grécia, cada uma delas produzindo um queijo feta ligeiramente distinto, por vezes mais cremoso, ou mais salgado, ou de sabor mais pronunciado. O queijo Feta é maturado por uma semana.

O Feta é um queijo mole de textura macia e quebradiça, cor branca e sem casca. Possui um sabor levemente ácido, salgado e um pouco picante, com aroma forte e que lembra levemente a nozes.

O queijo Tipo Feta Paulocapri é um queijo retangular, com aproximadamente 30cm de comprimento, e pesando em torno de 2,5Kg, sendo comercializado inteiro ou em fatias de aproximadamente 280g, com validade de 90 dias (3 meses).

Assim como todos os queijos, o Feta deve ser conservado refrigerado em temperatura máxima de 8°C.

Alergênicos: Contém Leite.

Não Contém Glútem.

Obs.: Este queijo possui sua denominação de origem protegida. Deste modo, por se tratar de um queijo produzido no Brasil, deve apresentar a denominação "Tipo" antes de seu nome.

As primeiras referências à produção de queijos na Grécia data do século oito antes de Cristo e a tecnologia usada para produzir queijos de leite de ovelha/cabra, como descrito na Odisseia de Homero envolvendo o conteúdo da caverna de Polifemo, é similar à tecnologia utilizada hoje pelos pastores gregos para produzir o Feta. Queijos feitos de leite de ovelha/cabra eram um alimento comum na Grécia antiga e um componente integral da gastronomia grega. Queijo Feta, especificamente, foi inicialmente mencionado no Império Bizantino sob o nome prósphatos (em grego: πρόσφατος, “recente” ou “fresco”) e era produzido pelos cretenses e pelos valacos da Tessália. No final do século quinze, um visitante italiano em Candia (antiga Heraclião), Pietro Casola, descreve o comércio de Feta, assim como seu armazenamento em salmoura.

A palavra grega Feta (φέτα) origina da palavra italiana fetta (“fatia”), que por sua vez deriva da palavra offa, do Latin, (“um bocado”, “pedaço”). Foi introduzida no idioma grego no século dezessete, tornando-se um termo mundialmente conhecido no século dezenove, e provavelmente se refere à prática de cortar “uma fatia” do queijo quando vendida ao consumidor.

Informação Nutricional (?)

67kcal . . . . . . . . . . . . . . 3%
0g . . . . . . . . . . . . . . . . . 0%
5,0g . . . . . . . . . . . . . . . . 7%
5,2g . . . . . . . . . . . . . . . 10%
4,3g . . . . . . . . . . . . . . . 19%
0 . . . . . . . . . . . . . . . . . . -
0g . . . . . . . . . . . . . . . . . 0%
429mg . . . . . . . . . . . . . .18%
211mg . . . . . . . . . . . . . .21%

A embalagem a vácuo é utilizada para estender ao máximo as características “frescas” deste queijo, porém isto não impede que ele envelheça e mude as suas características com o passar dos dias. 

Tire-o da refrigeração e da embalagem meia hora antes de servi-lo, isto dará à massa a consistência adequada e liberará os seus melhores sabores. A temperatura ideal de consumo fica entre 15 e 18ºC.

Ideal na composição de diversas saladas, principalmente na tradicional salada grega com tomates, pepinos, cebola roxa, azeitona preta (grega), orégano, azeite de oliva, sal, pimenta do reino e o feta esfarelado. Numa tábua de queijos, pode ser combinado com queijos mais salgados como o parmesão e o gorgonzola.

Tem harmonização muito boa com os brancos jovens de boa acidez, experimente com Sauvignon Blanc ou um rosé Côtes de Provence.

Se preferir tinto, tente algum bem leve e frutado, com pouco tanino, como alguns do Vale do Loire, alguns Beaujolais ou algum Pinot Noir jovem e frutado como os da Alsácea, Champagne ou América do Sul.

Sempre o conserve refrigerado (entre 3 e 10°C). Quanto mais alta a temperatura de conservação mais rápido o envelhecimento do queijo.

Após aberto recomenda-se consumi-lo em até 3 dias, pois fora da embalagem a vácuo poderá ocorrer o crescimento de leveduras e mofos naturais. Note que este produto não contém conservantes. Se necessário reembale-o em filme de PVC estirável.

Só o congele em último caso, pois ao descongelá-lo a massa se apresentará muito mais quebradiça. A conservação após o descongelamento não é boa, devendo ser consumido rapidamente.

Processando...